LABORSEG INICIAL

Em Fórum regional, presidente da Câmara anuncia projeto para Conselho Tutelar

Everton Ferreira apresentou minuta que prevê realização de audiências para fomentar políticas públicas

Por Redação Regional News em 13/03/2025 às 20:12:48

O presidente da Câmara Municipal, vereador Everton Ferreira (PSD), participou nesta quarta-feira (12) da abertura do 82º Fórum Regional de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana e Macrorregião de Campinas e anunciou a elaboração de um projeto de lei prevendo a realização de audiências para fomentar políticas públicas voltadas à área da infância e juventude.

Realizado no Teatro Nair Bello, Parque Cidade, o Fórum discutiu a necessidade de políticas públicas para o fortalecimento dos Conselhos Tutelares, bem como de capacitação continuada aos conselheiros. Por esta razão, o presidente da Câmara propôs a realização de audiências públicas não apenas como ferramenta de prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar, mas também para o planejamento de políticas públicas para prevenção, proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

"Seria importante, por força de lei, o Conselho Tutelar apresentar audiências públicas na Câmara Municipal duas vezes ao ano. Com base nos dados apresentados, o Poder Executivo e os legisladores poderão basear as políticas públicas em estatísticas, em dados concretos, na realidade do Conselho local", afirmou Everton.

Segundo o presidente da Câmara, a realização do fórum regional é de grande importância para aperfeiçoar o conhecimento dos conselheiros e trocar experiências das melhores práticas, bem como enfatizar o papel que o Conselho Tutelar tem na sociedade. "O Conselho Tutelar resgata a dignidade e a expectativa de vida das pessoas. Estes ingredientes mudam a realidade das famílias e de uma criança", disse. Everton ainda parabenizou todos os conselheiros pelo trabalho realizado e deixou uma minuta do projeto de lei para sugestões e aperfeiçoamento.

"O intuito é que a Câmara saiba com clareza as "dores" dos conselheiros tutelares do seu município. Se o vereador tem conhecimento das demandas e da estrutura disponível, pode atuar até mesmo para fazer um direcionamento orçamentário. O principal é ter acesso ao que está acontecendo para ajudar a melhorar", declarou.

O fórum regional deve como tema "O Papel do Conselho Tutelar na Rede de Proteção: Estratégias para Garantir Direitos de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência" e contou com a organização do Conselho Tutelar de Limeira, do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Estiveram presentes, além do presidente da Câmara, o promotor de Justiça João Guilherme Salve, o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, a presidente do CMDCA, Ana Maria Sampaio, e os representantes do fórum, Reinaldo Balbino e Sônia Bonfanti.

Comunicar erro
ANUNCIE CONOSCO - NOVO

Comentários