LABORSEG INICIAL

Mounjaro chega ao Brasil em junho e promete revolucionar o tratamento da obesidade

O medicamento tem se destacado mundialmente pela sua eficácia em terapias de emagrecimento. Dr. Marcelo Bechara, especialista em ciência da obesidade, explica o assunt

Por Redação Regional News em 26/03/2025 às 07:37:35

O Mounjaro, medicamento desenvolvido para o tratamento do diabetes tipo 2, chega ao Brasil no dia 7 de junho. Produzido pela farmacĂȘutica Eli Lilly, o medicamento contém a Tizerpartida, um anĂĄlogo do hormônio GLP-1 que auxilia no controle da glicemia e no emagrecimento, foi aprovada pela Anvisa (AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria). Até o momento, os brasileiros tinham acesso ao Mounjaro somente via importação.

A medicação tem ganhado destaque global por sua eficĂĄcia no tratamento da obesidade. Isso ocorre porque ele simula a ação dos hormônios GLP-1 e GIP, ambos associados à saciedade pela redução da velocidade da ingestão de comida. De acordo com um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine em 2024, a Tizerpatida é mais eficiente para o emagrecimento do que a semaglutida, ativo presente no Ozempic.

A aplicação do Mounjaro é injetĂĄvel, semanal e com doses progressivas, o que torna a prescrição médica indispensĂĄvel. Para o Dr. Marcelo Bechara, médico clĂ­nico geral especializado em CiĂȘncia da Obesidade, Hormonologia e SaĂșde, ter o Mounjaro disponĂ­vel no Brasil é promissor, mas o seu uso, assim como qualquer medicação, requer o acompanhamento de um profissional.

"O Mounjaro é atualmente um dos tratamentos mais eficientes e tecnológicos que existem no mercado para o tratamento da obesidade. A medicação age na saciedade dos pacientes, o que, consequentemente, diminui a compulsão alimentar. Nos Estados Unidos, por exemplo, o seu uso é autorizado para a perda de peso. Porém, a automedicação pode oferecer riscos para a saĂșde, assim como qualquer outro remédio, explica Bechara.

O especialista afirma que o medicamento auxilia na perda de peso, mas deve estar aliado a outros hĂĄbitos. "Além do uso do Mounjaro, é importante evidenciar que a prĂĄtica de atividades fĂ­sicas e uma alimentação balanceada são indispensĂĄveis para evitar o efeito sanfona e obter resultados satisfatórios e duradouros", conclui.

Sobre Marcelo Bechara:

Dr. Marcelo Bechara é médico clĂ­nico e cirurgião geral, formado em Medicina pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) hĂĄ mais de 16 anos. Com especializações em Longevidade e SaĂșde, Hormonologia e CiĂȘncia da Obesidade, emagrecimento e Reposição Hormonal Masculina na Harvard Medical School.

Atualmente, Bechara atua com Medicina Integrativa, na clĂ­nica que recebe seu nome, inaugurada em 2023 em Praia Grande, litoral de São Paulo. Em seu consultório, realiza cuidados que vão além do tratamento de doenças, promovendo melhora no bem-estar e na qualidade de vida de seus pacientes.

Comunicar erro
ANUNCIE CONOSCO - NOVO

ComentĂĄrios