LABORSEG INICIAL

Everton Ferreira fiscaliza funcionamento noturno da UPA Abílio Pedro

Vereador esteve na última semana no local para verificar atendimento aos pacientes

Por Redação Regional News em 26/03/2025 às 07:50:52

Foto: Yan Moraes

O vereador Everton Ferreira (PSD), presidente da Câmara Municipal, esteve na última semana na UPA Abílio Pedro para fiscalizar o atendimento da unidade no período noturno. A visita ocorreu por volta das 23h, quando havia um pediatra e um clínico geral no local. Todos os pacientes já haviam sido atendidos e aguardavam o resultado de exames.

Segundo Everton, muitas vezes o atendimento noturno é marcado por reclamações e demora no atendimento, por isso a importância de verificar no local como está a situação. No caso da UPA Abílio Pedro, nenhuma anormalidade foi detectada. "A unidade estava seguindo o fluxo normal, com um pediatra e um clínico geral fazendo as consultas. Inclusive todos os pacientes que lá estavam já tinham passado por atendimento e aguardavam o resultado de exames", afirmou.

A UPA fica aberta diariamente, durante 24 horas, e está localizada na Rua Waldemar Panaro, 500, no Parque Residencial Abílio Pedro. Conforme o Ministério da Saúde, presta atendimento resolutivo e qualificado a pacientes com condições clínicas graves e não graves, bem como o primeiro atendimento a casos cirúrgicos e traumáticos, estabilizando os pacientes e conduzindo a avaliação diagnóstica inicial para determinar a conduta adequada.

"A saúde é um dos carros chefes do nosso mandato. Por isso lutamos por uma saúde pública que funcione. Estamos sempre de olho nisso", afirmou o vereador. Ele chamou a atenção ainda para os casos em que o paciente deve procurar a UPA, evitando superlotações, já que há casos não graves, ou seja, que não são de urgência ou emergência, que podem ser atendidos nas UBS.

O Ministério da Saúde que a pessoa procure a UPA quando tiver febre alta, acima de 39ºC; fraturas e cortes com pouco sangramento; infarto e derrame; queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura; cólicas renais; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito e vômito constante, por exemplo.

Comunicar erro
ANUNCIE CONOSCO - NOVO

Comentários