LABORSEG

Ipem identifica divergência de velocidade e falha em registro de imagens e reprova dois radares em Limeira

Por Redação Regional News em 13/08/2021 às 10:06:52

Placa de sinalização de fiscalização eletrônica em Limeira - Foto: Reprodução/EPTV

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) reprovou dois radares de Limeira (SP) durante uma aferição realizada no último dia 6 de agosto.

De acordo com o órgão, foram verificados um aparelho com duas faixas instalado na Avenida Dona Maria Thereza Silveira Barros Camargo, na altura do número 1280, e o radar com duas faixas instalado no quilômetro 6 da Via Francisco d'Andrea, sentido leste/oeste.

Segundo o instituto , o radar instalado na avenida foi reprovado por não gerar imagens das velocidades registradas e o equipamento da Via Francisco d'Andrea por divergência de velocidade em duas de dez passagens realizadas pelos técnicos no local, além de não registrar algumas imagens.

"Os equipamentos estão impedidos de serem utilizados, devendo os mesmos ficarem fora de operação até nova verificação metrológica e consequente aprovação pelo Ipem-SP", comunicou o órgão.

O instituto também observou que, como na verificação anterior a essa os equipamentos tinham sido aprovados, até então estavam aptos a serem utilizados. Além disso, segundo o Ipem, eles estavam dentro do prazo de validade, já que ele foi prorrogada durante a pandemia.

Notificação

Devido às reprovações, o instituto emitiu uma notificação que poderá resultar em autuação e aplicação de penalidade. Não foi informado qual penalidade seria. A empresa responsável pelos aparelhos também foi informada que eles devem ficar foram de operação até nova verificação e aprovação.

Comissão faz questionamentos

A Comissão de Obras da Câmara de Limeira recebeu um relatório de acompanhamento da vistoria dos radares e decidiu convidar o delegado regional do Ipem, Josias Barbosa, para explicar os procedimentos de aferição, na próxima reunião, no dia 18 de agosto.

O grupo de vereadores também decidiu questionar a prefeitura se os radares ainda estão aplicando multas e quando foi enviado ao governo municipal, pelo Ipem, o último laudo de aferição.

O que diz a prefeitura

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Limeira informou, em nota, que ainda não recebeu o relatório especial da comissão responsável pelo assunto na Câmara Municipal.

"Tomando ciência, procederá às devidas apurações. A pasta ressalta, contudo, que os radares que apresentam algum erro durante a aferição imediatamente têm a operação suspensa", acrescentou.

Fonte: G1

Comunicar erro
agencia imperio

Comentários

em debate